O que é decoração minimalista?

O movimento minimalista surgiu no século XX e envolvia a área das artes, cultura e ciência. Tiveram grande influência nas artes visuais, na música, no design e na própria tecnologia. O minimalismo nas artes plásticas veio após o ápice do expressionismo abstrato como modo de contrapor.

O Movimento Minimalista

Primeiramente gostaria de explicar o movimento minimalista. Este surgiu no século XX e envolvia a área das artes, cultura e ciência. Tiveram grande influência nas artes visuais, na música, no design e na própria tecnologia.

O minimalismo nas artes plásticas veio após o ápice do expressionismo abstrato, como modo de contrapor. Com uma redução drástica de elementos visuais, o ponto seria identificar apenas o necessário e eliminar todo o resto.

Estilo de Vida

Nos últimos anos, o minimalismo na decoração tem ganho força junto ao estilo de vida com as mesmas ideias: eliminar o desnecessário e valorizar o pouco. Ter poucos mas bons móveis, permitir mais espaços livres e versáteis, trazer praticidade ao dia-a-dia seriam alguns dos ideais desse estilo de vida.

Resumidamente ter menos coisas mas ter mais qualidade de vida. Perder menos tempo limpando e organizando besteirinhas para poder ficar mais  tempo juntos a pais, filhos e amigos ou mesmo utilizando o dinheiro para viagens ou experiências gastronômicas.

Dicas de materiais

Paredes claras ou com texturas leves como o tijolo rústico branco, luminárias pouco elaboradas (podendo ser apenas fio e lâmpada suspensos), pisos mais naturais como madeira ou cimento queimado, poucos quadros, pouca decoração desnecessária nas mesinhas de centro e de canto, mais plantas naturais, menos almofadas, poucos tapetes, menos texturas juntas, e por aí vai.

Para aqueles que gostariam de deixar suas casas mais leves gostaria de mostrar algumas imagens de inspiração para mostrar que da para ter uma decoração muito estilosa e cheia de personalidade mesmo com esse estilo minimalista.

“Pisos mais naturais como madeira, poucos quadros, pouca decoração, mais plantas naturais”

“Ter poucos mas bons móveis, permitir mais espaços livres e versáteis”

“Luminárias pouco elaboradas (podendo ser apenas fio e lâmpada suspensos)”

 

“Menos coisas, mais estilo”

Deixe seu comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA
Política de Privacidade - Termos de Serviço

Descubra mais sobre FRISO - Arquitetura e Interiores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading