Vintage ou Retrô

 

Ultimamente têm se falado muito em retrô pra cá, vintage pra lá. Mas pra ser bem sincero, você sabe a diferença? Ou já se perguntou se usou o termo certo? è bem importante dizer que eles estão extremamente presentes no universo da arquitetura, da moda e do design.

VINTAGE:

Nada mais é do que utilizar uma peça, e com isso levo para o lado arquitetônico, como um sofá, mesinha lateral ou telefone para decorar um ambiente deixando-o mais elegante e clássico. Para ser mais específica, são peças que eram muito comuns nas décadas de 20 a 60. O termo “Vintage”, que vem do inglês, quer dizer “safra de vinho”, logo seriam como se quanto mais antigo, melhor e mais valioso.

 

Vintage 01

Vintage 02

 

RETRÔ:

De uma forma mais clara é uma releitura de uma peça que já foi antiga. Releitura pois elas vêm mais vibrantes e em cores alegres, assim como o Pós-Modernismo Europeu. São objetos da época do “Disco Music” que remetiam a boates e danceterias, muitas cores neon e muita vida. Não confunda com a época do mobiliário vintage pois o retrô busca sua inspiração nas décadas de 70 e 80 (e Brasília também adotou a de 90).

O mobiliário retrô vem mais acessível pois a indústria consegue reproduzir ainda hoje enquanto a peça vintage é um achado.

 

Retro 01

Retro 02

 

Com isso eu só digo: se joga nessa moda que veio com força total! Mescle o moderno e contemporâneo com peças retrô e vintage que seu lar ficará elegante e cheio de vida!

 

Vintage 03

Retro 03


Deixe seu comentário