Qual o tapete ideal

Adquirir e posicionar tapetes em casa não é uma tarefa tão boba assim. Cores, tamanhos e formatos são algumas das características que precisam ser bem observadas para dar certo.

Adquirir e posicionar tapetes em casa não é uma tarefa tão boba assim. Cores, tamanhos e formatos são algumas das características que precisam ser bem observadas para dar certo.

Utilizar tapetes em salas, quartos ou em outros ambientes requer verificar pontos como: qual será o uso do ambiente, se terá animais circulando, se os moradores possuem alergias, e até o clima da região, pois escolher tapetes para litorais quentes e praianos é bem diferente de escolher para locais mais frios e montanhosos.

 

 

Lá vão algumas dicas por ambientes:

 

QUARTO

Utilizar tapetes em quartos, na minha opinião, serve para acordar pela manhã e não pisar direto no chão frio. Poder despertar com calma, pisar primeiramente em um local mais quente que o piso e olhar onde estaria um calçado.

Mas ao contrário do que muitas imagens mostram, eu condeno esse tapete que vai debaixo da cama! Há dois pontos na minha opinião: adquirir um tapete tão grande é caro e desperdício de dinheiro pela parte que não será utilizada debaixo da cama; camas por baixo acumulam muita poeira por mais que tenha uma diarista limpando com frequência e isso piora alergias em crianças e adultos.

 

Indico

“Utilizar tapetes em quartos serve para acordar pela manhã e não pisar direto no chão frio.”

 

Não indico

“Adquirir um tapete tão grande é caro e camas acumulam muita poeira por baixo”

 

SALA DE ESTAR

Em Salas de Estar amplas que possuem sofás, poltronas e mesa de centro a regrinha de ter um tapete unindo todos os itens é fundamental! Mas um tapete pequeno que termine antes dos pés dos sofás e poltrona deixam o ambiente menor e menos aconchegante! Calcule para que seu tapete entre debaixo do sofá pelo menos uns 10 cm.

É sempre bom lembrar que em salas de estar com TV o tapete também ajuda na acústica e tapete de fios longos absorvem mais os ruídos, mas a sala é normalmente um local de muita circulação. Muitas pessoas pisando e passando deixa muita sujeira e poeira, cuidado com pessoas alérgicas. Vale também com casas com cães e gatos pois os tapete de pelo longo podem acumular esses pelos e prejudicar os moradores e aumentar a necessidade de limpeza.

 

Indico

“A regrinha de ter um tapete unindo todos os itens é fundamental!”

 

Não indico

“Um tapete pequeno que termine antes dos pés dos sofás e poltrona deixam o ambiente menor e menos aconchegante”

 

SALA DE JANTAR

Sinceramente, não usem! Quando a sala de estar e a de jantar não são separados, ter tapetes nos dois ambientes deixa tudo muito carregado, é informação demais.

Além disso, não acho funcional, pois nenhuma cadeira desliza bem em cima de tapetes. Sua visita não vai conseguir sair elegantemente da mesa durante um jantar. O tapete ficará sempre enrugado ou dobrado, podendo causar tropeções.

Não importa a cor, a textura, o formato: não indico!

 

Simplesmente não indico

“Não importa cor, textura e formato: não indico!”

Deixe seu comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA
Política de Privacidade - Termos de Serviço

Descubra mais sobre FRISO - Arquitetura e Interiores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading