Luz Ideal

Algumas pessoas já devem ter percebido que, em certos restaurantes que tem um ambiente mais escuro, com iluminação apenas nos pratos, é bem mais agradável e apetitoso do que em outros com luzes bem brancas. O ambiente certo com sua luz ideal faz toda a diferença. Ao classificarmos uma luz em branca ou amarela estamos […]

Luz 01

Algumas pessoas já devem ter percebido que, em certos restaurantes que tem um ambiente mais escuro, com iluminação apenas nos pratos, é bem mais agradável e apetitoso do que em outros com luzes bem brancas. O ambiente certo com sua luz ideal faz toda a diferença. Ao classificarmos uma luz em branca ou amarela estamos identificando sua temperatura de cor, ou seja, quente ou fria. Luzes quentes estão por volta de 3.000 Kelvins (1 Kelvin = -272,15 Graus Celsius), enquanto luzes frias por volta de 8.000K. A luz quente nada mais é do que uma imitação da no luz natural do Sol, logo algumas cores ficam muito mais belas vista por essa iluminação.

Luz 02

Quando estamos em restaurantes onde o foco é que o cliente permaneça por um bom tempo, consumindo mais e mais, as luzes tendem a ser quentes, ou seja, amareladas. E quando direcionadas apenas na mesa, na comida, esse artifício salienta as cores, e isso visualmente deixa tudo mais apetitoso. É intencional e um jogo de propaganda! Diferente de um fast-food que quer servir rápido, comidas muitas vezes pré-prontas e o quanto antes você terminar e ceder o lugar para outro cliente, melhor.

Luz 03

Luz 05

Algumas vaidosas de plantão já notaram que em um penteadeira ideal a luz quente é a que melhor auxilia na hora dos cuidados com a pele. E não só a temperatura da cor, mas também a orientação dela, em especial direcionada ao alvo para que as sobras não atrapalhem. Luzes frias para se maquiar podem mostrar imperfeições que quase nunca vemos, por isso não se desespere se estiver “vendo demais” na área de trabalho.

Luz 04

Quando estamos trabalhando ou estudando, essa questão precisa ser analisada com cuidado. Precisamos de uma luz mais branca que auxilia a visão focar melhor em detalhes. Você pode observar a sua sala de aula ou de trabalho se não é assim. E mais uma vez é proposital, pois precisamos ser eficientes, não relaxarmos. Com essa luz ficamos mais alerta e nosso cérebro trabalha mais intenso.

Luz 06

Muito cuidado agora para não exagerar nas luzes brancas em casa. Lembre-se que quartos precisam ser ambientes de descanso, do contrário não irá aproveitar ao máximo seu momento de lazer.

Deixe seu comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA
Política de Privacidade - Termos de Serviço

Descubra mais sobre FRISO - Arquitetura e Interiores

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading